Pequenas empresas usam o design como estratégia para crescer
Em 5 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional do Design. Saiba como essa ferramenta pode transformar seu negócio mais atraente para a clientela
Entre 2012 e 2014, o faturamento da Arte da Pizza, de João Pessoa (PB), aumentou 42% ao ano. Para 2015, as projeções indicam um incremento de 15% na receita. “É um número muito bom, principalmente quando comparado às dificuldades pelas quais a economia está passando”, diz José Miguel da Silva Sobrinho, 40 anos, sócio da esposa, Cleide Sousa, 37 anos, e do cunhado, José Pereira, 36, no restaurante especializado em pizzas, massas e grelhados.
O segredo por trás desse crescimento está nas inovações promovidas entre 2011 e 2012. Foi quando, por meio do projeto ALI (Agentes Locais de Inovação), do Sebrae, os donos da Arte da Pizza tiveram acesso ao Sebraetec, programa que leva inovação e tecnologia a micro e pequenas empresas de todo o país. Depois de participar de cursos promovidos pela instituição, o empreendedor investiu não apenas na gestão de seu negócio como percebeu que um projeto de identidade visual , agregaria valor aos produtos e serviços que já oferecia à clientela. “O Sebrae me colocou em contato com uma empresa especializada em design e ainda subsidiou 80% do custo dessa consultoria.”
“Um projeto de identidade visual agrega valor aos produtos e serviços”
Assim, mudaram a logomarca, a fachada, a área interna, os uniformes da equipe, as embalagens e o cardápio do restaurante, aberto sete anos atrás. O endereço passou por três reformas e ampliações, que elevaram a capacidade de 60 para 190 lugares. A decoração interna remete às cantinas italianas modernas, mas também dialoga com os tons da marca: “Agora as pessoas reconhecem a nossa marca por detalhes como as cores”, afirma o empreendedor, que espera recuperar o investimento até o fim de 2017. “Nosso gasto grande foi com as reformas, cerca de R$ 400 mil. Mas a despesa que tivemos com a identidade visual foi barata, R$ 10 mil.”
Cartilhas, infográficos e palestras
Histórias como a da Arte da Pizza exemplificam o quanto o design pode contribuir para o crescimento das empresas. “Design não é só beleza. Significa projeto, inovação, uma ferramenta acessível a pequenos empreendimentos”, afirma a especialista Elsie Marchini Caloête, da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae.
Elsie conta que, desde 2011, o Sebrae investe na difusão do conceito de design entre os colaboradores da instituição e os empreendedores do país e no atendimento customizado aos pequenos negócios.
No portal da instituição, os interessados encontram alguns dos materiais já produzidos sobre o assunto, como o Autodiagnóstico de Design, que permite avaliar o quanto o design está presente em uma empresa e ainda oferece dicas para o empresário.
Também estão lá as apresentações A Importância do Design para os Negócios – que fala sobre o design nos ambientes, na comunicação, nos produtos e nos serviços –, O Design nos Serviços e O Design no Agronegócio.
Foram elaboradas ainda outras publicações, como a cartilha Design para todas as Empresas e o Manual de Boas Práticas para Embalagem de Artesanato.
Entre os infográficos criados pelo Sebrae, um explica como o design pode ajudar os bares e restaurantes. O Sebrae disponibilizou, ainda, dicas sobre e-commerce para o empreendedor e divulgou em sua página no Facebook dicas para a aplicação doDesign no setor de Varejo de Moda .
Além disso, estão sendo desenvolvidas 20 metodologias de palestras de sensibilização para o design em diferentes segmentos econômicos, que a partir de junho de 2016 serão oferecidas pelo Sebrae aos MEI (microempreendedores individuais), produtores rurais e microempresas.
Fonte: Empreender Sebrae